terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reportagem do “DN” sobre Maçonaria…

Na semana transata, o jornal "Diário de Notícias" publicou uma reportagem sobre a Maçonaria, a qual corolou com um debate aberto ao público na sua sede.
Esta reportagem ou grande reportagem como os jornalistas afirmaram ser, infelizmente não trouxe nada de novo que o público mais informado ou interessado nestes assuntos já não o conhecesse.
Aliás, para além desta reportagem conter algumas imprecisões, algo que não pode suceder em jornalismo de investigação, os assuntos tratados circulam pela internet em blogues ou páginas várias, que quase me atrevo a dizer que foi um trabalho de “copy&paste”.
Na referida reportagem quiseram-se “colar” pseudo-rivalidades entre Igreja Católica e a Maçonaria, algo incomparável entre si em virtude da diferença de desígnios e “campos de ação” de ambas as instituições.
Falaram da Justiça e da Política, temas esses sempre tão caros ao público em geral.
Fizeram pelo meio, publicidade a um livro de alguém que revela alguma hipersensibilidade maçónica.
E principalmente e o foco de interesse para o público, para matar a curiosidade da generalidade dos leitores e aumentar a sua tiragem diária, revelaram nomes, que afinal já estão revelados há muito tempo em virtude da sua condição de maçom ser assumida pelos respetivos irmãos, outros nomes foram apenas especulados, e quanto a isso não comento, porque em Maçonaria não comento especulações.
Enfim, abordou-se muita coisa e coisa nenhuma ao mesmo tempo.
Quase me fez pensar que estaria a ler uma das tão habituais reportagens sobre Maçonaria efetuada por outra publicação com nome de dia de semana…
Honestamente, eu estava à espera de encontrar algo que fizesse jus ao epíteto de “grande reportagem”, sinceramente que sim. Mas, encontrei coisa nenhuma que enquanto profano já não o soubesse…
Dessa forma no meu entender, nem o jornal saiu beneficiado literariamente, apenas financeiramente porque de certeza nesses dias bateu recordes de vendas (é essa a minha ideia); nem a Sociedade saiu beneficiada com a publicação de tal reportagem que apenas serviu para a confundir ainda mais.
A Maçonaria, essa sim, saiu beneficiada. Não pelas críticas e ataques sofridos, mas porque mais uma vez teve publicidade gratuita pelos media. E isso sim é que é importante.
Tal como um Amigo meu diz e bem: “O importante é a Maçonaria não cair no esquecimento, nunca!”.  Concordo inteiramente com essa afirmação, porque só assim a Maçonaria se pode afirmar e assumir como uma sociedade/associação de carácter não secreto.
Porque se o fosse, não se falaria tanto dela; pois ninguém fala daquilo que não conhece.

2 comentários:

  1. Interessante é o facto de fazerem reportagens dessas, onde supostamente dizem o que é e quem são os membros, continuando depois a dizer que é uma sociedade secreta.

    ResponderEliminar
  2. Boas Daniel,
    de facto, a minha critíca passa por aí.
    Neste tipo de reportagem identificam pessoas, dizem que profissão têm, a que Lojas pertencem supostamente, e depois de estar tudo às claras, continuam a classificar como "secreto" lol
    O que posso eu dizer? Será jornalismo credível?
    Claramente não o poderá ser.

    abraço

    ResponderEliminar

Este Blog é um espaço onde impera a Verdade,a Liberdade,a Justiça, a Tolerância e o Bom Senso.
Por isso Você é Livre de opinar.
Apenas lhe é pedido respeito pelo autor.