quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sugestão Literária (8)...



Hoje o livro que Vos trago e sugiro, é um livro escrito pelo meu Amigo Luís Fonseca.
 Aliás, é o seu primeiro livro.
Obviamente e porque é tónica neste espaço referenciar livros que abordem a Ordem Maçónica, o Simbolismo e o Esoterismo; este livro é bem vindo aqui.
Não e tão só porque o seu autor é alguém próximo a mim, mas pela temática que envolve o livro, a Maçonaria, e principalmente um rito em particular, o "Rito Escocês Retificado".
Este rito é seguido fundamentalmente por maçons cristãos sendo por isso um rito peculiar.
 Sendo que devido às suas restrinções, (à semelhança de outros ritos cristãos, tais como o "Rito Sueco" entre outros...), não será um dos ritos mais praticados pela grande maioria do mundo maçónico, que prefere os "Rito de York" ou o "Rito Escocês Antigo e Aceite".
E isso é também, um dos motivos pelos quais o aqui trago ao vosso conhecimento, porque em relação aos dois ritos que mencionei anteriormente, existe uma vasta literatura sobre eles.
Este livro "Perit ut Vivat", é uma espécie de "pedra no charco", pois o que existe escrito em língua portuguesa sobre o R.E.R. é muito pouco, e a sua grande maioria são traduções de textos antigos e estrangeiros.
Assim, para quem não conhece o rito em si, para quem se interessa sobre Maçonaria Cristã (nomeadamente sobre o Martinesismo, Martinismo, os textos de Papus entre outros...), e principalmente para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Ordem Maçónica, este é um livro interessante a ser lido.

Por enquanto apenas se pode adquirir AQUI.

Livro "Perit ut Vivat, Reflexões para o Grau de Aprendiz do Regime Escocês Retificado", por Luís Fonseca.



Post Scriptum: Aproveito para agradecer ao Luís de Matos a referência a esta postagem aqui, no site da "Maçonaria Cristã". 

1 comentário:

  1. Já li e recomenda-se, de facto.
    Tem passagens com mensagens muito fortes.
    A3raço

    ResponderEliminar

Este Blog é um espaço onde impera a Verdade,a Liberdade,a Justiça, a Tolerância e o Bom Senso.
Por isso Você é Livre de opinar.
Apenas lhe é pedido respeito pelo autor.