quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maçonaria, secreta?!

Ouço com bastante frequência por parte de profanos, a afirmação de que a “Maçonaria é uma sociedade secreta”.
Afirmação essa com a qual discordo na íntegra.
(Sendo este texto o primeiro de uma série de três sobre este assunto).
A Maçonaria na sua essência é uma associação fraternal e universal, de carácter iniciático-progressivo, e com uma vertente  filantrópica e social, que promove a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade entre os Homens, mas discreta! Isto é, uma associação não secreta mas com segredos. (Que abordarei noutro texto).
Ora se existe a ideia generalizada da secretecidade da Maçonaria, então ela como instituição dita secreta, não estará a tomar os cuidados e a reserva necessária para se proteger.
Nada de mais errado !!!
A grande maioria das Obediências Maçónicas (ex:  GLLP/GLRP), Respeitáveis Lojas (ex: RLMAD ) tem páginas oficiais na internet, os seus dias de reunião encontram-se publicados em jornais e publicações várias, existem vários documentários feitos e televisionados; no YouTube existem vários clips de video sobre a Arte Real, estando os  supostos rituais e formas de reconhecimento maçónicos publicamente na internet, bastando apenas alguma perca (ou ganho) de tempo; existem vários blogues e páginas maçónicas com informação fidedigna escritas por maçons (ex: “ A Partir Pedra ”); e inclusivé, as moradas das Respeitáveis Lojas são de domínio público e encontram-se elas, registadas em Conservatórios Notariais.
Logo, com tanta informação e publicidade feita, como se pode assumir que a Maçonaria é uma sociedade secreta?!
Só posso afirmar que não o é, de todo!
Aliás, se a Maçonaria fosse uma sociedade secreta, não estariam agora a ler estas linhas, pela simples razão de que este espaço não existiria à vista profana.
Post Scriptum: Quem quiser “bater à porta”, saberá certamente onde se dirigir…

5 comentários:

  1. Boas Nuno.
    Sem duvida, secreto são as redes de traficantes de droga, celulas terroristas e por aí fora.
    A Maçonaria tem, isso sim, como qualquer Ordem Iniciatica, o secretismo ou os juramentos que são do foro intimo de cada um e de respeito pelos demais!São coisas vivenciadas, quanto a todo o resto, hoje a net e as livrarias estão cheias de livros que dizem tudo. Não podem é dizer como é que cada maçon realiza no seu interior o desbaste da sua propria pedra!É uma ordem INICIATICA e não uma associação de gente boa ou "gajos porreiros".

    ResponderEliminar
  2. @Nuno Raimundo

    “Post Scriptum: Quem quiser “bater à porta”, saberá certamente onde se dirigir…”

    Recrutamento activo???

    Ou

    Apenas um manifesto demonstrativo da abertura, da Maçonaria, à Sociedade “profana”, e um reafirmar da “não existência” da tal “Sociedade Secreta” que muitos “profanos” alegam ser???

    Qual a diferença de uma Sociedade Secreta, para uma Sociedade onde os seus membros se resguardam no secretismo dos seus actos e juramentos, diga-se perfeitamente lícitos, uma vez que são do foro pessoal, e por isso mesmo só a eles diz respeito???

    Porque é que temos que tentar mudar as designações só porque para alguns estas podem ser mal interpretadas e ou usadas de forma indevidas???

    Vamos fazer o mesmo que foi feito nos E.U.A., onde se muda uma palavra num livro, que é uma obra da Literatura dos E.U.A., só para não que essa palavra não seja mal interpretada, aquando lida, e desta forma altera-se o verdadeiro sentido, aquando o Autor a utilizou, que era exactamente a carga Racial e Afectiva, que esta gerava???

    Acções desenvolvidas em rituais secretos e em actos secretos, são, sem qualquer conotação contrária e ou maliciosa, feitos e realizados em Sociedades Secretas, mas que apenas esses Rituais, Actos e procedimentos, são constituídos de Secretismo, tudo o resto nessas, ditas Sociedades Secretas, é público e acessível a quem por elas procurar e de quem delas buscar informação.

    Atenção este comentário vem de um mero “profano”, há que ter isso sempre em conta.

    Bem-haja, quem por bem está nesta caminhada.

    ResponderEliminar
  3. bOAS Candido...

    Percebeu na perfeição o meu texto.

    Quanto aos "gajos porreiros", eles existem. Deviam era ser mesmo a sua totalidade. E não sendo, esforçam-se para que sejam. :)

    ABraços

    ResponderEliminar
  4. Boas Marcos...

    Nos próximos textos desta série ( que já estão escritos e que devem vir a luz durante este mês e o próximo) abordarei um pouco das suas dúvidas.

    E não, não é um recrutamento ativo. É antes um assumir que existe uma porta visivél onde quem procurar a "Luz", a saberá onde encontrar. Se fosse assim tão secreta como se diz, a Maçonaria não teria uma porta tão à vista de todos.
    Os Templos e as Grandes Lojas são perfeitamente identificáveis na rua.

    Quanto a sociedades secretas acredito que as hajam. São é tão secretas que não são públicas. Por isso é que volto a reafirmar que a Maçonaria nunca pode ser considerada como Sociedade secreta. Existe muita informação disponível sobre ela. Se é fatual ou contemporanea, isso já só aos maçons diz respeito. Mas no próximo texto sobre o "segredo maçónico" alguma das dúvidas serão retiradas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Viva Nuno.
    Claro que faltou a palavra e não "apenas" uma associação... como vê, a falta do apenas faz a diferença.
    Abraço

    ResponderEliminar

Este Blog é um espaço onde impera a Verdade,a Liberdade,a Justiça, a Tolerância e o Bom Senso.
Por isso Você é Livre de opinar.
Apenas lhe é pedido respeito pelo autor.