quinta-feira, 21 de abril de 2011

Boa Páscoa!!!

  Faço votos de uma boa Páscoa ou de uma boa Pessach (como o preferirem).
  Para os católicos este é um tempo de reflexão, pois simboliza a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias cristão.
  Para os judeus, esta época do calendário simboliza a “fuga” dos judeus cativos no Egipto, em direcção à Terra Prometida por Yahvé. Mas principalmente refere-se à noite em que Moisés pede aos judeus para sacrificarem um cordeiro e que com o sangue derramado, pintassem as ombreiras das portas de suas casas, para que eles não sofressem com a décima praga, a passagem do anjo da morte que Yahvé enviou ao Egipto, e com esse sacrificio  não morressem os seus filhos primogénitos.
  Bem, tirando a parte mais religiosa da festa, esta é também uma época de gulodice e de estragar a dieta. Por isso, faço votos de muitas amêndoas e chocolates na barriguinha.

5 comentários:

  1. @Nuno Raimundo;

    Como pode tirar o lado religioso a uma festa de cariz meramente religioso?
    Era como tirar o açúcar ao algodão doce e dizer:

    “Agora deliciem-se, mas sem a sacarose”.

    Por muito que se tente simplificar as coisas, não podemos nem devemos de retirar o sentido das mesmas, só para amainar o simbolismo e ou o valor religioso e ou étnico das mesmas.

    Por certo não podemos dizer a um Muçulmano durante o “Ramadão”:

    Olhem esta é altura sagrada para todos vós, onde como manifestação da vossa fé, do nascer, até ao pôr do sol, não ingerem qualquer alimento e ou bebida (Espero não estar a blasfemar sobre o “Ramadão”), mas retirando “ a parte mais religiosa” aproveitem para fazer uma dieta.

    Garantidamente que não só iria arranjar alguns inimigos, como também era sem dúvida uma falta de respeito, quer pela data, quer pela intenção e manifestação da fé de todos aqueles que professam a religião Muçulmana.

    Aqui Nuno creio que é o mesmo, dizer aos Cristãos e aos Judeus que retirem “a parte mais religiosa” da Pascoa / Pessach é dizer:

    “ Façam deste dia puramente religioso, apenas um dia de comes e bebes, desprovido do verdadeiro sentido dele.

    Nuno não me entenda mal, mas esta não pode deixar passar em branco, e não dar uma “cinzelada”, quer como Cristão, quer como leitor, neste seu “Post”.

    Uma Santa e Feliz Pascoa / Pessach, para si e para todos os que professam a sua crença religiosa, nas religiões monoteístas para as quais esta data tem um significado ,muito importante.

    ResponderEliminar
  2. Boas Marcos,

    O que está em causa, não é retirar a parte sagrada da "coisa". Mas sim uma forma de falar tipicamente "portuguesa de Portugal".
    Que significa "não obstante, a parte religiosa, esta é uma época de gulodice..."

    Espero que com este meu comentário, lhe tenha retirado qualquer "dúvida" que possa ter surgido.
    No fundo, a parte religiosa foi o introito para o que me interessava dizer com o post. Que é desejar Páscoa Feliz aos Visitantes deste espaço, e que o pessoal "descasque" umas tabletes de chocolate e coma umas amêndoas em quantidade "suficiente".

    Agradeço os votos endereçados a mim, os quais retribuo triplamente. Tal como "quase" tudo em Maçonaria :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Santa Pascoa
    הקדוש הפסחא

    Bem-haja
    גם שם

    ResponderEliminar
  4. Boas Nuno:
    E como não é só de doces que se vive a Páscoa, deixo-lhe uma citação Joanina que os Obreiros conhecem da iniciação(morte e ressurreição):
    Eu estou sendo crucificado e perpassado com lanças e espinhos, dando-me a beber vinagre e bílis.

    ResponderEliminar
  5. Boas Candido,

    Por acaso não conhecia essa citação. Devo ter saltado essa página do Evangelho de São João quando o li na minha juventude. :)

    Votos de Santa Páscoa.

    abraços

    ResponderEliminar

Este Blog é um espaço onde impera a Verdade,a Liberdade,a Justiça, a Tolerância e o Bom Senso.
Por isso Você é Livre de opinar.
Apenas lhe é pedido respeito pelo autor.